O que significa sexo tântrico? Princípios e fundamentos

Duas visões sobre sexo e sexualidade: sexo tântricoDuas visões distintas sobre sexualidade

O sexo tântrico tem uma visão de sexualidade em que não cabem repressão, limitação ou noção de pecado entre o que os parceiros podem realizar na hora do sexo, já que a sexualidade é considerada uma forma privilegiada de existir e se relacionar. As palavras-chave do tantrismo são: liberdade, união e prazer.

A sexualidade deve ser encarada como uma fonte de prazer para homens e mulheres. Há uma frase popular que diz que “o corpo é nosso maior parque de diversões”. Infelizmente, a cultura ocidental e as doutrinas religiosas que imperaram por aqui acabam reprimindo muito o direito ao prazer através do sexo, o que faz com que este “parque de diversões” passe toda a vida mal utilizado pela maioria das pessoas.

Com a difusão da revolução de costumes dos anos 1960 e 1970, aspectos da cultura oriental passaram a ser mais difundidos no Ocidente, como contraponto ao pragmatismo do capitalismo e do American Way of Life. A libertação sexual encontrou no tantrismo um grande aliado, no sentido de pregar o sexo livre e menos mecanizado.

O que significa sexo tântrico?

“Tantra” quer dizer “trama”, “tecido”, em sânscrito, a antiga língua dos povos hindus. Isso significa que é uma filosofia que trabalha a integração de tudo, isto é, “tudo é uno”. Se é assim, o prazer também deve ser trabalhado de forma sistêmica, abrangendo todos os sentidos e as zonas erógenas. Além disso, deve haver também união ou integração entre os corpos dos parceiros sexuais.

De acordo com o tantra, os primitivos humanos seria andróginos, isto é, não haveria distinção entre homens e mulheres. Com a evolução, surgiu a diferença de sexo: com isso, a volta à união inicial só seria possível através do sexo. Ainda que o fundo científico seja contestável, esta história é uma bela metáfora da integração e unidade (geradora de satisfação) entre dois corpos em uma união sexual.

É inegável que há uma relação mística com o tantrismo, já que a cultura oriental não estabelece tantas diferenciações entre corpo e alma, entre físico e espiritual. Mas, o aspecto místico pode ser relativizado pelas pessoas menos ortodoxas, já que as técnicas e princípios do tantra beneficiam quem acredita ou não em uma “energia superior”, da mesma forma como a prática da meditação beneficia também quem é cético quanto a crenças metafísicas envolvidas (particularmente, eu prefiro uma abordagem mais laica). O tantra afirma que o sexo é o caminho para um êxtase tão significativo quanto o de uma experiência mística ou transcendental, com a distinção de que a energia provém da união energética e revigorante entre duas pessoas.

Agende seu horário

Clique aqui para agendar sem custo o seu horário para esta Massagem, Terapia ou Curso, ou para fazer uma sessão de massagem, ou para conversar e conhecer o terapeuta e suas técnicas.

Nada é cobrado. Elucide suas dúvidas, lendo nossos textos da seção “Saiba mais”.

Eu dispenso as curiosas e as indecisas, já que não conto com muito tempo para ficar conversando virtualmente.

Mesmo assim, agendamento e solução de dúvidas rápidas podem ser feitos pelo skype ou e-mail: massagemeroticaparamulheres@hotmail.com

[ Este artigo já foi lido por 15115 pessoas ]

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>